Imagens para apresentações corporativas e seus segredos

Imagens para apresentações corporativas são difíceis de serem escolhidas por diversos motivos que serão abordados no decorrer desse artigo. Portanto, continue conosco, pois tenho certeza que sua próxima apresentação corporativa será melhor que a anterior.

 


 

Selecionando imagens para apresentações corporativas.

Você sabia que boas imagens para apresentações corporativas são cruciais para o sucesso do seu evento ou reunião?

Da mesma forma que o uso de imagens amadoras pode resultar em perda de tempo, dinheiro, carreira ou fracasso em geral.

Para ter sucesso na escolha de imagens para boas apresentações corporativas, é fundamental ter em mente dois passos iniciais:

a) Possuir conhecimentos sobre a identidade visual corporativa e acesso ao processo criativo de outras mídias e campanhas da empresa ou marca;

b) Conhecer o suficiente sobre sua audiência (quem você deseja impactar, persuadir, vender um produto, serviço, ideia ou ideologia).

Para quem não é especialista no assunto, pode até parecer fácil escolher imagens visualmente interessantes, porém, há muito mais para ser compreendido.

Essa é uma tarefa árdua que exige planejamento, expertise e deveria ser executada apenas por profissionais de desenvolvimento das apresentações corporativas. 

 

“Imagens para apresentações devem conceituar sua mensagem e permanecer na lembrança da sua audiência antes, durante e após o evento”
– Supercuca | Conteúdo + PPT

 

Não escolherás imagens sem planejamento prévio.

Este é nosso melhor mandamento, portanto, comecemos por ele.

Ao escolher imagens para apresentações corporativas ao acaso, você colocará em risco sua própria imagem como profissional, além da sua empresa ou negócio.

Há grandes grupos e multinacionais que sabem como ninguém levar a escolha de uma imagem a sério para suas apresentações.

Algumas marcas não permitem sequer um slide sem o uso adequado da imagem previamente aprovada por um gestor ou diretor da área.

Em contrapartida, outras organizações delegam o desenvolvimento de suas apresentações corporativas a estagiários e assistentes, sem a menor preocupação com os resultados.

A necessidade de investimento em boas apresentações corporativas já é uma percepção do mercado. Portanto, adeque-se a essa realidade e encare suas apresentações como ramificações das suas campanhas publicitárias.

 

Resultados lastimáveis versus Sucesso improvável.

Um grande erro é achar que imagens baixadas aleatoriamente pela internet, podem ser utilizadas numa apresentação profissional.

Não adianta ludibriar seu público, muito menos mentir para si mesmo. Público exigente exige criatividade no discurso e nos recursos visuais.

Caso algum elemento falhe, provavelmente seu sucesso não estará garantido.

Pense o quanto você gostaria que sua audiência se sentisse privilegiada com sua apresentação e dedique mais tempo a essa tarefa.

 

Como “pensar” a imagem ideal?

Empresas geralmente possuem departamentos de marketing responsáveis pela comunicação empresarial e gerenciamento de campanhas.

Mas afinal, onde entram as apresentações profissionais?

O problema é que nem todos os profissionais de criação são especialistas nesse assunto. Em analogia, nem todo clínico geral está apto a realizar uma cirurgia cardíaca.

Ou seja, para que haja resultados efetivos, tem que existir gente especializada envolvida nos processos de construção das apresentações da sua empresa.

Afinal, bons profissionais em apresentações sabem como proporcionar soluções visuais com foco no seu resultado. Fazer as perguntas certas de modo apropriado são premissas básicas ao analisar a identidade do cliente.

Além dessa preocupação com o aspecto visual, quando sua apresentação é planejada e desenvolvida por profissionais, entra em cena a Direção de Arte.

Isso significa ter um designer especialista se dedicando a trazer soluções visuais com base na personalidade do seu público e identidade corporativa.

Em alguns casos, a imagem ideal não existe, mas é construída pelo diretor de arte, com base em diversos critérios técnicos

Os resultados eficientes farão toda a diferença quando comparado a uma apresentação amadora.

 

“Encontrar a imagem perfeita é como achar um baú de tesouro, mas levando-se em consideração a dedicação, o trajeto percorrido, a interpretação de mapas e o desapego aos atalhos”
– Marco Campos

 

A importância do estudo da audiência.

Já tratamos sobre audiência outras vezes aqui no blog, mas como é de fundamental importância, vale a pena repetit a dose.

Na verdade, essa preocupação tem que virar um mantra para todo apresentador, para evitar surpresas desagradáveis.

Assim sendo, pesquise muito sobre seu público, mesmo que sua apresentação não seja presencial mas exibida pela internet. Quando possível, analise cargo, influências e o empresa de cada pessoa.

Porém, essa investigação pode ser mais ampla e menos profunda, tudo dependerá dos seus objetivos e prazos estipulados.

 

Direcionando a comunicação.

Primeiramente, as imagens para apresentações utilizadas deverão se relacionar com seu público.  De preferência, que faça parte do contexto de suas vidas, respondendo aos seus desejos, ambições, causas ou ideologias.

Um exemplo que define bem são as imagens utilizadas por bancos em campanhas diversas, principalmente nas apresentações.  Usam imagem de pessoas trabalhando em escritório, engravatados e workaholics como perfil de cliente pessoa jurídica.

O mesmo segmento utiliza ainda, imagens com gente em cenas rotineira, usando o celular, bebendo café, andando de bicicleta, correndo ou fazendo meditação. Estas imagens exemplificam o perfil de pessoa física.

Isso significa que a mesma marca pode possuir perfis de clientes distintos e para cada perfil, uma abordagem diferente. 

São esses insights que você precisa absorver para a utilização correta da sua próxima apresentação corporativa.

 

 

Uso de banco de imagens gratuitos.

Banco de imagens gratuitos são ótimas soluções, quando não há verba para compra de imagens. Alguns bancos de imagens gratuitos surpreendem pela qualidade de imagens e vídeos ofertados, mas podem limitar a criatividade.

Encontrar boas imagens para apresentações corporativas nesses bancos gratuitos é bem difícil , porque a maioria delas são clichês. Poses pouco condizentes com a realidade, filtros de busca limitados e poucas opções de vídeos são alguns pontos negativos.

Resumindo, para cada situação, há uma estratégia a ser adotada. Ás vezes utilizar um banco de imagens gratuito exige mais trabalho com edição de imagens e manipulações. Além disso, não conseguem competir criativamente com alguns bancos pagos.

O ideal é ter um bom banco de imagens pago, com acesso a fotos e vídeos em alta resolução. Dessa forma o profissional consegue dar vazão às suas ideias com um portfólio de recursos visuais bem diversificado.

A principal regra é sempre se certificar que as imagens utilizadas possuem direito de uso, mesmo sendo gratuitas. Assim você evita sérios problemas judiciais no futuro.

 

Por quê adotar um tom para sua apresentação?

Agora que você já sabe como escolher as imagens para apresentações corporativas, que tal desenvolver um tom para seu público?

Em resumo, transmitir sua mensagem, conceito ou ideologia, com fácil compreensão para sua audiência. É como falar sua língua através das imagens.

Por exemplo, não se comunique com um público jovem da mesma forma que se comunica com um público mais conservador e vice-versa.

Lembre-se também da comunicação não-verbal e como os recursos visuais poderão ajudá-lo a compor sua apresentação, focada em seu objetivo.

Via de regra, tal preocupação deverá estar presente em sua apresentação (cada título, slide, conteúdo e principalmente nas imagens).

 

Imagens corporativas relacionadas ao universo da marca.

Quando escolher suas imagens para apresentações corporativas, certifique-se que:

a) Iniciou o processo analisando o histórico de comunicação da marca.

b) As imagens transmitirão os valores inseridos no universo do seu público.

c) Sua audiência deve se sentir confortável com as imagens exibidas.

d) Defina uma unidade visual, reforçando ainda mais a identidade corporativa.

 

E lembre-se que quanto mais informações relevantes você possuir, maior será seu repertório criativo. 

Boas apresentações!

 


 

Mas, por quê esquentar a cuca com imagens, se somos especialistas em apresentações e fazemos isso com muita paixão, não é mesmo?

Deixa com a gente, pois estruturamos e desenvolvemos suas apresentações do zero e traremos a melhor solução para seus objetivos.